Chocolate que encantou a rainha é do Brasil

Em 2012, duas caixas do chocolate Q, criado pela chef brasileira Samantha Aquim, chegaram ao Reino Unido. Uma delas foi enviada à Cruz Vermelha Britânica, que organizou um leilão para angariar fundos, enquanto a outra foi presenteada à rainha Elizabeth II, envolta em uma elegante embalagem decorada com as bandeiras do Brasil e da Inglaterra.

As barras de chocolate contidas na caixa foram projetadas por um dos maiores arquitetos do Brasil, Oscar Niemeyer, e o gesto estava alinhado com a celebração do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II, que marcava seus 60 anos de reinado.

O cacau, o fruto tropical que dá origem ao chocolate, tinha sua origem no sul da Bahia. Marcos Augustinas, embaixador da marca do chocolate Q em São Paulo, compartilhou que algum tempo depois, a rainha enviou uma carta de agradecimento.

“A carta expressava que a rainha tinha apreciado imensamente o chocolate e estava interessada em saber mais sobre a conexão da família com a cultura da produção de cacau no Brasil, além de se emocionar ao saber do apoio à Cruz Vermelha Britânica”.